ALIMENTOS SAUDÁVEIS


  Acho interessante que as crianças desde pequenas se preocupem com sua saúde.
  Nossas crianças atualmente são tão estimuladas, que aprendem rápido o que ensinamos, além de constantemente imitarem aquilo o que fazemos e isso nos obriga a permanecermos atentos a tudo o que fazemos,pois certamente eles estão "de olho".
  Achei ótima a medida que a escola da minha filha tomou em relação a isso,fazendo três vezes por semana o "Dia da fruta",no qual as crianças são incentivadas a comer frutas em conjunto.Além disso, fizemos um trabalho em casa com a participação de pais e filhos no qual procuramos em livros e revistas fotos de alimentos saudáveis e não saudáveis e enviamos para escola onde os alunos trabalharam montando cartazes separando os saudáveis dos não saudáveis.O mais interessante foi ver o conceito errado que as crianças tinham, confundindo o gostoso com o que faz bem para a saúde.Foi gratificante ver que aprenderam mesmo,pois logo em seguida ouvi da minha filha:"Mamãe eu adoro batata frita,mas ela 'esfria' a saúde!"-subentendi que o 'esfria' deve ser algo como fazer mal.Entramos no acordo então que batatas fritas são permitidas,mas só às vezes!Melhor ainda:comemos assadas como se fossem fritas.
  Importantíssima esta consciência criadas nas crianças logo cedo,pois sabe-se que muitos problemas do adulto como diabetes,hipertensão dentre outros poderiam ser prevenidos com uma alimentação adequada nos primeiros anos de vida (anexos links no final deste texto) e confesso que como pediatra tenho me assustado o quanto está aumentando a incidência destas doenças ainda em idade bem precoce.
  Agora temos uma fiscalzinha em casa,que adverte o pai ao vê-lo tomar refrigerante:"Papai,isso não é 'saugável'!!!-traduzindo-saudável.Acho ótimo:uma criança puxando a orelha dos marmanjões!








http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572007000700012
http://endoped.com/2010/08/12/sindrome-metabolica-na-crianca/
http://www.revistavigor.com.br/2009/10/14/cuidados-com-a-alimentacao-na-infancia-previnem-doencas-na-fase-adulta/
http://www.mundodastribos.com/obesidade-na-infancia-antecipa-problemas-na-fase-adulta.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO