TENHO SENTIMENTOS





    Incrível como é difícil dizer o que sentimos...
   Por vezes somos culpados de tantas coisas das quais não temos realmente culpa,ou desabam "caminhões de lixo sentimentais" sobre as nossas vidas que muitas vezes acatamos,engolimos verdadeiros "brejos" sem necessidade.
  Certa vez ouvi uma frase e acho válida e aplicável que "É melhor ser feliz do que ter razão!"E é verdade!Quantas vezes entramos em discussões inúteis e desnecessárias onde ambas as partes têm sua razão e devido a isso,chega-se a lugar nenhum.
   Inúmeras vezes em minha existência já vivi os dois lados.Já entrei em discussões idiotas e também outras vezes abri mão da razão para não entrar numa briga.Confesso que ainda não achei o equilíbrio e tenho mais aberto mão da razão para não brigar.O grande problema mora no fato de que quando as pessoas percebem isso,começam a abusar e é por isso que tenho tentado achar a tênue linha que separa uma atitude da outra.Mas de fato sempre o ato de perdoar tem me feito mais feliz-e sadia.
Como sempre,digo que temos muito a aprender com as crianças.Certo dia,estava eu muito estressada com um assunto sério e assim expus minha ira em casa verbalizando-infelizmente,ou felizmente o lar é o local onde falamos o que sentimos.Em dado momento,minha filha de apenas 05 anos veio me pedir algo e minha resposta foi:"Por que isso agora?Não está vendo que estou com coisas sérias para resolver?"Para minha surpresa,a pequena criança olhou-me e disse:"Mãe,eu não tenho culpa disso que está acontecendo!"
Parei!!!Espanto!!!Petulância dela?A princípio me pareceu sim,mas depois pensei racionalmente que realmente ela não tinha nada a ver com meus problemas e se eu estava com algo grave para resolver enquanto seu "grande problema" eram as figurinhas de seu álbum,aquele era de fato o seu problema e o meu não deveria jamais ser passado para ela.Aprendi.Jamais seria culpa dela.Ajoelhei-me então à sua altura e olhando-a nos olhos pedi perdão abraçando-a.
  Descobri posteriormente que sua escola adota o método chamado "Escola da inteligência",no qual dentre muitos aprendizados,ensina expor seus sentimentos,como dizer a um amigo que o magoou,ou bateu que não gostou daquilo o que ele fez.Dizer o que sente,o que dói,o que machuca.Puxa...se pudéssemos todos ter aprendido isso um dia e se todo ofensor aceitasse que ofendeu e machucou e não o fizesse mais tudo seria tão perfeito...Eu cresci aceitando tantas culpas que não eram minhas,hoje aos meus quarenta anos luto muito contra isso.Não aprendi dizer:"Não gostei!"Como cristã que sou,creio que Cristo levou minhas culpas,minhas dores e que elas não me pertencem mais pois Sua Palavra diz isso,que Ele carregou naquela cruz.Quanto já sofri física e emocionalmente pelas "cruzes" que tentei carregar sozinha,já me fiz muito escrava de sentimentos e pensamentos.Eu queria tanto ter sido sempre mais leve...Mas continuo lutando...mesmo porque nem todo mundo aceita quando dizemos:"Você me magoou!" e aí entra então o abrir mão da razão.Já ouviu o velho ditado que diz que quem bate,esquece,mas quem apanha não esquece?Pois então,apagar memórias é algo impossível,mas como diz o autor Augusto Cury,é possível reeditar.Talvez tentar até ter compaixão do que te magoou,olhar para a vida dele sob o aspecto de que ele pode estar precisando ser amado,ser ajudado.Fácil???De jeito algum.Bem difícil,acho mas talvez aí esteja um caminho para se viver pois se fizermos tudo à altura do que nos fazem,viveremos o horror que está acontecendo ao redor do mundo.Discussões de trânsito que acabam em tiroteio,assassinatos de filhos,pais,mães e aí vai...tudo por que alguém achou ter razão,talvez até tendo mesmo mas vivendo consequências que não queria viver.
Bem,quanto às culpas precisamos parar de tentar achar o culpado e focar nas soluções-digo isso para mim mesma pois aprendi de forma até dura que às vezes queremos despejar em alguém nossos "lixos emocionais" em quem mais amamos.Com a "cabeça quente" fazemos e falamos besteiras e aí surgem problemas.Independentemente da religião,devemos nos desfazer das culpas:
  "Agora lhes peço que não sejam tolerantes com seus fantasmas. Lutem com todas as forças contra tudo o que lhes perturba a mente. Não há dois dominadores. Ou vocês dominam suas preocupações ou elas o dominarão"-(http://www.mundodasmensagens.com/mensagens-augusto-cury/ )

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO