PAPAI DO CÉU X LOBO MAU


  É bem interessante observar os pensamentos e as ideias de uma criança.A inocência ao acreditar em coisas que vêem e ouvem,mostram o seu pensamento mágico que perdura durante uma fase da infância,sendo posteriormente substituído pelos pensamentos lógicos, tornando-a então semelhante a "adultos chatos" que precisam que tudo seja cientificamente comprovado para que se dê crédito.
 Ultimamente tenho acompanhado de perto várias histórias,contos, personagens, princesas,castelos,etc.Tenho buscado aprender a respeito do mundo mágico da criança e li opiniões diversas(e divergentes) a respeito.Há opiniões a favor de colocar os lobos como bons,os dragões como bobos e tentam diminuir a violência das histórias em dias atualmente tão violentos.Há grupos que acham que fantasiar personagens na infância podem prejudicar o pensamento lógico no futuro.Há linhas de pensamentos a favor de modificar cânticos infantis também com o intuito de desestimular a violência.
  Minha opinião em tudo isso é que temos tempo para tudo nesta vida e que cada fase deve ser boa como é e respeitada dentro daquilo o que não prejudique a criança e seu aprendizado.A violência deve mesmo ser desestimulada,mas acho que não devemos iludir ninguém que o mundo é um "mar de rosas".Na hora certa,as crianças precisam saber como as coisas são lá fora.
  Contar e ouvir histórias,acreditar e criar certos personagens e com estes brincar,conversar,ter amigos imaginários,estimular a imaginação sempre com discernimento daquilo o que é adequado para cada faixa etária é algo bem saudável.
  Sendo a minha filha apaixonada por livros,ela tem tido contato com muitas histórias e o personagem que mais tem atraído as suas atenções é o famoso Lobo mau.Não tenho o hábito de colocar medo na criança,mas já percebi que este inusitado personagem por si só em historinhas na TV em vários programas,em teatros de fantoches e em livrinhos sempre é um ser ameaçador que causa certo terror.Terror tal,que muitas vezes ao apagarmos as luzes ela questiona se o lobo aparecerá.Deixamos bem claro que em casa não há lobo algum.Apenas anjos que o "Papai do céu" envia todos os dias para nos guardar e paralelamente tenho ensinado que devemos conversar com Ele,fazer nossas orações todos os dias,agradecer pelas coisas, mesmo que não o vemos com os nossos olhos naturais.
 Ontem achei o máximo as perguntas que a Rafaela começou a me fazer,sobre 
onde haveria Lobo mau e onde haveria Papai do céu:  "No carro,tem Lobo mau ou Papai do céu?E em casa?E na casa da vovó?...etc,etc,etc...Acho que o mundo invisível começou ocupar a sua cabecinha e as dúvidas começaram a surgir.
 Bom ser criança,né?Tempo em que nossa maior preocupação são lobos maus,onde estão,onde vivem,onde vão...
 Expliquei para ela que o Papai do céu está em todo lugar,o lobo está nas histórias e nas florestas,longe da nossa casa.Expliquei que o Papai do céu é beeeeeem maior que o lobo,Ele é maior até que o seu papai,referencial que ela tem de alguém bem grande...ela ficou olhando,ouvindo,pensando...O que será que entendeu de tudo o que eu falei???
  Que lindas são as crianças!!!São simples e por isso Jesus,o Mestre um dia disse:"Delas é o reino dos céus."

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO