DECLARAÇÃO DE AMOR DE UMA MÃE







 Semanalmente, no hospital onde trabalho recebemos os alunos do quarto ano da faculdade de medicina e sempre discutimos assuntos diversos,normalmente relacionados às doenças de nossos pacientes internados.
  Na última semana,decidi apresentar o caso de uma criança internada conosco há alguns dias pois haviam vários assuntos a serem discutidos em relação à mesma por tratar-se de uma paciente que nasceu prematura com 630 gramas,hoje tem 01 ano de vida tendo porém passado por inúmeras complicações.Na internação atual,com pneumonia e diarreia trazendo bastante assunto para alunos de quarto ano.O que foi mais interessante,porém foi as coisas que a mãe da criança falou no fim de nossa visita ao leito,o que vou tentar traduzir em poucas palavras:
 "Vocês serão médicos um dia e eu queria dizer que eu sou muito agradecida por todos os médicos que passaram pela vida da minha filha.Deus só colocou médicos maravilhosos na vidinha dela.Por isso,quando vocês forem médicos,nunca desistam de um paciente enquanto houver um fiozinho de vida.Nunca deixem de ouvir uma mãe quando ela pedir 'doutor,salve o meu filho'...Nunca olhem com desprezo para um ser humano mesmo que ele seja simples!",etc,etc,etc.Nessa altura,os olhos daquela mãe estavam já cheios de lágrimas e nem preciso falar que os meus também.Olhei para alguns alunos que também estavam bem emocionados e brinquei:"Depois desta vocês podem ir embora,pois um discurso deste vale mais que tudo!!!"
Como tenho juízo,certamente não dispensei os alunos,mas confesso que aquela mãe ensinou muito mais do que eu poderia ensinar.Falamos sobre o caso da criança,discutimos seus exames,raio x mas nada como ouvir sobre a experiencia de uma mãe que passou em um ano por tantas coisas e ainda receber uma "declaração de amor" como a que ela fez.
Aproveitei para dizer aos meus alunos,que embora dizem por aí que a classe médica é tão corporativista,temos vivido dias em que a medicina está tão mal falada na mídia,sendo que muitas vezes com veracidade nas histórias,outras exageradas...mas de qualquer forma às vezes é tão difícil  defender a classe...pois por inúmeras vezes vemos o quanto existem bons profissionais como existem aqueles que não merecem nossos argumentos de defesa em hipótese alguma-e isso ocorre em todas as profissões.
  Mas aproveitei para deixar o desafio aos meus alunos de que tipo de médico eles querem ser.Não sei se eles vão guardar os principais vírus e bactérias causadores de diarreia ou as complicações de um bebê nascer tão prematuro,mas acho que certamente não esquecerão a declaração emocionada daquela mamãe...e se eles esquecerem,eu certamente não esquecerei,pois ensinando eu aprendo coisas novas a cada dia e cada pacientinho que passa por nosso caminho tem muito a nos ensinar,basta estarmos abertos para isso.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO