ADAPTAÇÃO NA ESCOLA

  Cada dia é um dia na rotina de um ser humano...quem dirá de um pequeno ser aprendendo a viver,com coisas novas a cada dia!!!
  No final de janeiro deste ano,escrevi algo sobre início na escola e foi muito curioso ver como é uma adaptação de criança à escola.Na primeira semana relatei como foi rápida a adaptação dela em sua escola,mas na verdade o processo estava apenas começando.
  Ao ver como ela estava bem na escola fiquei surpresa.Desanimei um pouco  porém, quando a coordenadora me disse que muitas crianças ficam bem na primeira semana,mas estranham na segunda.Dito e feito...nada como ouvir quem tem experiência no assunto.Iniciada a segunda semana,a Rafaela começou a estranhar um pouco,de forma a chorar no momento em que eu a deixava na escola.Um certo dia acabei por ficar por um tempo mais prolongado na sala de aula pois uma vez que ela agarrou em mim chorando,não tive coragem de deixá-la.Simultaneamente um pai deixou seu filho chorando,na mesma situação em que estava minha filha e fiquei surpresa com a sua coragem.Observei porém, que passados segundos em que o pai havia saído da classe,a criança parou de chorar e começou a brincar alegremente,logo eu estava preocupada em vão.Mesmo assim,o "desmame" não foi fácil.
  Busquei explicação e o motivo é bem justificável:na primeira semana,a escola era apenas um lugar novo para brincar,como que um "playground" com brinquedos,filminhos,músicas,amigos...De repente tudo passou a ser rotina e as regras começaram a aparecer,os amigos passaram a ter que dividir seus pertences,seus lanches,compartilhar suas atividades sendo que estavam previamente acostumados a serem servidos em casa,terem as coisas só para si,e isso passou a gerar animosidades e algumas disputas,marcando o início de sua vida social.
  Passados estes dias então,posso dizer que o período de adaptação realmente passou.Uma fase na qual somos extremamente propensos a desistir.É necessário ser persistente e saber que se a criança chorar um pouquinho à nossa saída,nem tudo está perdido.Passei a sair da sala e ficar observando à distância sem que ela me percebesse e vi que realmente era só o momento da  separação que causava tristeza.Agora nem esta tristeza existe mais.Normalmente é seu pai que a leva à escola e segundo ele,nas últimas semanas,ela falou um "tchauzinho" apenas levantando a mãozinha sem olhar para trás.No último dia em que fui levá-la à escola,ela hesitou um pouco em ficar lá,mas quando a professora falou que iriam ouvir o CD do Barney,ela foi imediatamente e me falou um "Tchau" rapidamente.
  Fui trocada por um dinossauro rosa,mas é melhor assim!!!
  

Comentários

  1. COMO AS CRIANÇAS NOS SURPREENDEM A CADA DIA,DESCOBRI NOS PREOCUPAMOS EXCESSIVAMENTE E AS VEZES ISSO É RUIM PARA NÓS E PARA ELES,TEMOS QUE COLOCAR EM MENTE QUE TEMOS QUE CRIAR NOSSOS FILHOS PARA SE VIRAREM NO MUNDO E NÃO SÓ PARA NÓS COMO SE FOSSE PROPRIEDAE,AOS POUCOS EU E A FLÁVIA VAMOS APRENDENDO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO