MORTE SÚBITA

  Acidentes na infância é um assunto pelo qual me interesso bastante,talvez por trabalhar no SAMU e por trabalhar também em um hospital onde às vezes internamos pacientes vítimas de acidentes e até sequelados por esses.
  Talvez por este motivo,periodicamente sou convidada a falar sobre este assunto,seja para profissionais da área,seja para leigos e muito me espanta ver que há pessoas com muito acesso a informações que nunca ouviram falar de "Síndrome de morte súbita do lactente(SMSL)" e espantam-se quando eu falo a respeito.Por isso decidi escrever algo a respeito.
  A SMSL,como o nome já diz é a morte súbita de um lactente e ocorre tipicamente entre 1 mês e um 1 ano de idade, de forma inesperada e cujas outras causas são descartadas,até em dados de exame"potmortem"(autópsia).
  Acredita-se que o mecanismo ocorra por uma asfixia por reinalação do ar expirado causando diminuição de oxigênio e aumento de gás carbônico no sangue.
  Estatisticamente ,ocorre mais em meses de inverno,crianças do sexo masculino,baixo peso ao nascer,baixa renda familiar,filhos de mães toxicômanas e principalmente (causa evitável),dormir de bruços.
  Campanhas em países como:Austrália,Nova Zelândia,EUA e alguns países da Europa mostraram que "Dormir de barriga para cima" reduziu significativamente a incidência deste tipo de morte.
  Evitar superfícies felpudas é uma medida também eficaz,pois evita que o ar expirado pela criança seja reinalado.
  Falar sobre mortalidade infantil ainda é um tabu em certas sociedades,mas todas as vezes em que campanhas em prol da vida são realizadas,nota-se um resultado positivo,com redução de morte e sofrimento entre as pessoas e se este assunto é ainda desconhecido para pessoas com acesso fácil a informações,o que será para o restante da população?Cabe a cada um divulgar.


            Fonte:SAVP-Manual para provedores,2003/10
                            American Heart Association

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO