Corte na boca 2

Assim como eu disse ontem que hoje escreveria algo sobre cortes na boca,aí vai uma palinha.
Bem,na pediatria esta é uma  causa que leva com certa frequência à procura de serviço de emergência.
Crianças pequenas têm uma relação de peso de cabeça em relação ao corpo maior que do adulto,logo quando caem ,a tendência é que a cabeça chegue mais rápido no chão,fora que são mais ativas e parece que sempre estão em busca do perigo.A boca então, muitas vezes é atingida em diferentes tipos de trauma da criança,o que quase enlouquece os familiares como fez comigo conforme relatei na minha postagem "Corte na boca".
Bocas são extremamente vascularizadas ,portanto quando lesionadas sangram absurdamente.
Quando a boca é cortada em qualquer lugar que seja,a primeira atitude e lavar,estancar o sangue com uma gaze ou na ausência desta,um pano limpo,uma compressa gelada se possível mas não deixá-la por tempo prolongado .Avaliar onde foi o corte para ter uma ideia se pode precisar de sutura.Não  existe uma medida de extensão ou profundidade pré determinada para dizer se há necessidade de suturar ou não e quando a dúvida permanece,o sangramento não pára,talvez seja preciso uma opinião médica.
Na maioria das vezes ,as lesões de boca ,principalmente as internas. A boca tem a vantagem sobre a pele de ter a saliva ,que é rica em anticorpos da classe IgA, que ajuda na defesa às infeções.A saliva ajuda também na cicatrização.
Quando há lesão dentária, dentes devem ser lavados e colocados em solução salina ou até na saliva,levando -os ao dentista para ver as possibilidades de recuperação, em especial se dentes permanentes.Ainda que o dente não quebre,caso tenha batido o dente  deve-se posteriormente,sempre observar se o dente escurece por  possibilidade de hemorragia interna do dente.
Essa é uma explanação bem resumida e simplista sobre traumas na boca,mas vale sempre lembrar que manter a calma é super  importante pois o sangramento intenso desta região sempre pode enganar e fazer-nos pensar que há um buraco imenso na boca enquanto na verdade é bem menos do que parece.
Revisando:
1-manter a calma
2-lavar
3-avaliar
4-procurar serviço médico se julgar necessário ou tiver dúvidas.
Por hoje é isso
Abraços
Complementando uma informação odontológica, caso haja avulsão dentária, pode -se reinserir o dente em seu próprio local,lembrando que para isso é necessário lavar bem o dente e ter cautela de não fazê-los em crianças pequenas que têm o risco de aspirá-lo.Após isso,segue aos cuidados do dentista.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO