Doença do carrapato

   As manchas na pele estão sempre presentes na pediatria. Conforme escrevi anteriormente ,é grande motivo de procurarem o pediatra.
   Em posts anteriores, falei um pouco sobre doenças exantemáticas,mas dessa vez quem recentemente cruzou o meu caminho foi a tal doença do  carrapato.Menino de 05 anos.
Chegou para nós com vários dias de febre,petéquias em todo o corpo,incluindo mãos e pés,além de grande mal estar.O mesmo era morador de local próximo á represa habitado por muitos animais portadores de carrapato.
   Há muitas dúvidas quando se fala sobre a doença do carrapato e vou tentar ser sucinta ao explicá-la.
  A doença comumente transmitida pelo carrapato é a febre maculosa.
  Como o próprio nome diz,é necessário haver febre e manchas,as máculas,além de mal estar,dor no corpo e falta de apetite e fraqueza.
  A doença ocorre após o contato com o carrapato e o mesmo precisa  ficar aderido por pelo menos 4 horas na pele do paciente para contaminá-lo e além disso não é qualquer tipo de carrapato que transmite e sim o carrapato estrela(vide foto acima).Fora isso ,o carrapato estrela precisa estar colonizado   por uma bactéria que causa a doença, a Rickettsia rickettsii e os sintomas aparecem após 2 a 14 dias depois do contágio. 
 
Além de manchas vermelhas comuns ,é muito comum que após a, bactéria entrar na corrente sanguínea,ela inflame vasos sanguíneos dando o que chamamos de vasculite, que por dar pequenos sangramentos sob a pele,apresenta-se como petéquias ,pequenas manchas vermelhas ou vinhosas que não somem ao pressionamos a pele.Estas podem aparecer também em palmas das mãos e plantas dos pés.O aspecto ,como visto na foto acima é muito parecido com o do meu paciente , diferente das lesões que apresentei em  postagens anteriores e como sempre falo a história clínica é bem importante. Nem sempre o paciente ou o familiar vai relatar sobre o contato com o carrapato, mas num quadro deste, deve partir de nós as perguntas.Estes carrapatos são normalmente hospedeiros  de cavalos,capivaras e mais raramente de cães dentre outros animais e há zonas conhecidas como endêmicas de febre maculosa-vide mapa.
Em caso de suspeita ,deve-se sempre notificar os núcleos de controle de infecção do hospital, iniciar tratamento precoce que consiste em antibiótico específico para a bactéria, controlar sintomas e monitorizar funções de órgãos vitais, que podem ser acometidos como rins,pulmões fígado e coração.Quanto mais cedo o início do tratamento, menor a chance de complicações graves.
O fato de  os anticorpos poderem não aparecer nos primeiros dez dias da doença, dificulta o diagnóstico, devendo-se então iniciar -se o tratamento quando há forte suspeita.Além disso,é necessário repetir o exame para confirmação
do diagnóstico de 14 a 21 dias após a doença,comparando o nível de anticorpos entre o primeiro e segundo exames.
Quanto a vacina de prevenção,ela existe no Brasil mas não é indicada pois sua proteção é parcial,a doença não é tão frequente e o tratamento da doença, quando precoce é eficaz e acessível.
Esse foi o caso de hoje.Nosso paciente foi tratado e evoluiu muito bem e sem complicações e valeu a pena tê-lo atendido por vê-lo melhorar o por poder contar sobre este assunto hoje.




Fonte: cielo.br

Créditos :Tratado de infectologia-Veronesi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO