COVID Pediatria-novos casos




Já são vários os casos que estão aparecendo de COVID 19 na pediatria.
Nos meus locais de trabalho, já tivemos vários casos confirmados ,sendo que em apenas 01 paciente, este já adolescente de 12 anos ,encontramos os sintomas clássicos da COVID 19, como febre,falta de ar e tosse.Tivemos grande êxito neste caso pois foi um caso de desfecho satisfatório, que recebeu alta hospitalar sem sequelas, após vários dias submetido a ventilação mecânica ,medicamentos e suporte de vida.Isso graças á hipótese diagnostica rápida desde seu momento de admissão na UPA,excelente trabalho conjunto das equipes de UTI e enfermaria pediátrica de nosso serviço.
Em todos os demais ,encontramos principalmente, sintomas abdominais, mais especificamente gastrointestinais como dor abdominal chegando em um caso até simular até apendicite ,mas principalmente diarreia e vômitos.
Um deles,entrou no hospital com dor abdominal e apresentou em exame de imagem, uma inflamação de gânglios do abdome,que chamamos de adenite mesentérica .
Quanto á predileção do vírus por trato gastrointestinal em crianças ,provavelmente ocorre pela prevalência de receptores ao vírus neste órgão.
Outro paciente de 6 anos, foi internado por um quadro renal e a pesquisa de Coronavirus foi pedida para avaliar se esta poderia ter sido o gatilho para desencadear a doença renal ,e foi!
Há relatos de caso em que pacientes apresentam uma complicação em todo o organismo,levando a um quadro grave, alguns dias após a infecção aguda do SARS-Cov 2,com sintomas que se assemelham aos da doença de Kawasaki**,que é uma doença ocasionada por fatores diversos, inclusive pós infecciosos que costuma ocorrer em pacientes de idade pré escolar.Causa inflamação em vasos sanguíneos,febre e como complicação pior,formação de aneurismas em alguns vasos.
Não me deparei com algum destes e espero que não venham a ser frequentes.
Na literatura mundial, muitos trabalhos publicados engordam a estatística em pediatria por estenderem a faixa etária pediátrica até 19 anos.
A sociedade brasileira de pediatria considera :
Criança até 12 anos incompletos;adolescente entre 12 e 18,sendo que a Hebiatria abrange entre 13 e 21anos.
Existe também como no adulto número grande de portadores assintomáticos
Todo cuidado é pouco e, evitando exageros, precisamos sempre lembrar que qualquer pessoa sem sintomas pode ser carregadora e transmissora do vírus ,por isso a prevenção no momento ainda é nossa maior arma.Evitando aglomerações, exposições desnecessárias principalmente das crianças e dos grupos de risco e também lançar mão dos recursos simples que já até nos cansamos de ouvir a respeito:usar máscara e higienização adequada de mãos e objetos.
Deixo abaixo um texto
com créditos á colega autora;texto fácil de entender e util:
*https://www.leticiakawano.com/post/como-as-pessoas-estão-contraindo-a-covid19
Referências:
**Síndrome inflamatória multissistêmica em crianças e adolescentes
provavelmente associada à COVID-19:uma apresentação aguda,
grave e potencialmente fatal 20 de Maio de 2020
Departamento Científico de Infectologia
Presidente: Marco Aurélio Palazzi Sáfadi (relator)
**Kawasaki-like disease: emerging complication during The COVID-19 pandemic
Published Online
May 13, 2020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO