E ELAS NOS SURPREENDEM...

  Incrível como crianças nos surpreendem...
 Aprendem quando ensinamos e também quando não ensinamos.Aprendem sozinhas,com os amiguinhos,com a televisão,com as músicas,com outros adultos,livros,etc.
 Tenho uma filha que age bastante,é ativa ao extremo.Dona de uma energia que não acaba,mas que fala muito pouco.Em casa solta inúmeras palavras,mas quando ela quer.Se mandamos repetir o que falou,dá um sorriso tímido e às vezes até sai correndo.
 Fica difícil avaliar o que ela já aprendeu,o que sabe ou o que não sabe pois raramente manifesta em palavras.
 Ontem porém me deixou surpresa...Peguei uma xícara do ""Projeto Tamar" para dar um pouco de suco para ela e ela começou a chamar a tartaruga de "guga"-pouca coisa para uma criança que fará dois anos,mas nada que me preocupe de fato, pois como eu já escrevi anteriomente,cada um tem seu tempo contanto que dentro da normalidade.De repente ela começou a falar "ou","ti"...A princípio,não entendi.Ela insistia em me mostrar a letra "o" e falar "ou" ;a letra "t" e falar "ti".Achei ser coincidência,apesar de ela assistir sempre o "Word world" na Discoverykids.Mostrei então outros lugares diferentes onde haviam letras,as quais ela reconheceu e repetiu o nome também em inglês...
 Meu Deus,eu nem ensinei nada disso!!!
 Não tenho a mínima intenção de que ela aprenda inglês precocemente,quero que aprenda Língua Portuguesa,esta que falamos no Brasil...terá muito tempo para aprender outro idioma.
 Mas coisas como esta acontecem e conforme já ouvi e já disse por aí,crianças são como esponjas,absorvem muito e a gente nem imagina o quanto.
 Por isso,devemos semear coisas boas,falar coisas boas perto delas e ensinar o melhor que pudermos sempre.Embora nem sempre pareça,estão aprendendo...e muito.

Comentários

  1. Eu sou pai da Rafa e presenciei esta cena foi incrível,como ela pode falar aquilo,realmente elas nos surpreende a cada dia

    ResponderExcluir
  2. Que linda!! Daqui a pouco ela vai falar inglês primeiro que eu!!! Aiaiaia rsrsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO