INÍCIO NA ESCOLA.

  Como fica o coração de uma mãe ao ver seu "bebê" começar em uma escola???
 Escolher a escola,conforme já mencionei anteriormente não é uma tarefa fácil,pois estamos confiando o bem mais precioso que temos a pessoas até então estranhas, para que dele cuidem,ensinem,alimentem e até amem...
Haja coração!Respondendo à pergunta acima,o coração fica em pedaços.
  Os filhos crescem e hoje vejo o meu "bebê" já com seus "tantos" anos de vida(dois),comendo seu lanche sozinha,agarrando a mão de todas as tias,brincando até cansar e...esquecendo da mamãe cujo coração doía, em questão de segundos.
  Isso deixa qualquer mãe preocupada,mas por outro lado tranquila por saber que o "bebê" começa a ter seu ambiente social,sua vida própria...Ah,é verdade na sala de parto o cordão umbelical fora "clampeado" e cortado!!!
  Já havia sentido o segundo "corte de cordão" quando minha criança passou a ficar com sua babá,por sinal muito bem cuidada,quando voltei a trabalhar aos seus oito meses.Foi dolorido.Chorei uma semana.Desta vez doeu menos.
Sua adaptação foi muito boa,a escola muito acolhedora,a participação das famílias muito intensa e a Rafaela foi a última a sair da sala de aula e para meu espanto não queria vir embora para casa.Também,pudera:brincar o tempo todo,vários amiguinhos,nada com o que se preocupar,pode ter vida melhor???
  Mais uma etapa vencida,e bem menos lágrimas desta vez.Entendo que cada fase será uma fase.É bom viver passo a passo,sem ficar ansiosa com o que será amanhã ou depois,como algumas pessoas sempre tentam assustar umas às outras:"Ah...agora é fácil,você vai ver quando crescer,tudo piora!"
  Odeio este tipo de conselho e se ouvirmos este tipo de "alerta" não fazemos coisa alguma,em todas as áreas de nossa vida:se vai casar,vai ver o que o aguarda;se vai ter filho,agora sua vida acabou de vez;vai fazer faculdade, piorou...vai ver depois para arrumar emprego...HUMPF!!!
  Tudo isso dá trabalho é claro...viver dá trabalho!!!Senão que vida queremos levar,deitar numa rede e esperar o mundo acabar???(nada contra deitar numa rede,eu até gosto,mas deu para entender,né?)
  Ouço educadamente todos estes conselhos,mas depois simplismente "deleto" da minha mente tudo o que é negativo e só serve para desanimar.
  Cada etapa da vida será boa ou ruim dependendo de como lidarmos com ela.Dias difíceis sempre existiram e sempre existirão,assim como os mais gostosos também.
  Confesso que por mais difícil que seja adaptar uma mãe ao fato de uma criança ir à escola,a sensação de "encarar o gigante e vencê-lo" é muito boa.
  Lembro-me que comigo foi assim:fui à escola pela primeira vez aos quatro anos de idade e dei MUITO mais trabalho do que todas as crianças que vi estes dias na adaptação da salinha da Rafaela.
  Filha caçula e mimada(meus irmãos que o digam)levei uma semana  para deixar a mamãe ir embora da escola e lembro-me claramente que eu chorava muito quando ela partia.Por fim acabei por me adaptar,claro.Até demais,pois acabei escolhendo uma faculdade que me levou a passar mais anos na escola que em qualquer outro lugar e ainda por cima continuo ligada à faculdade atuando no meio acadêmico.Gostei tanto que não consegui me desligar...Que ironia!!!
  Vale a pena o sacrifício de dar uma boa educação aos nossos filhos.Valeu a pena aos nossos pais e valerá a nós também.Nossos pequenos de hoje serão os adultos de um mundo esquisito e massacrado que a humanidade está deixando para que eles cuidem e administrem e com o potencial que têm irão  bem longe e precisam estar preparados.Cabe a nós fazer o melhor e dar o melhor de nós para cada um e saber que os criamos para isso e o dia em que não estivermos mais aqui,pelo menos o legado de uma boa educação e de bons princípios morais e espirituais possamos ter deixado,seja com ou sem lágrimas...ou ainda talvez com lágrimas de emoção e dever cumprido cada vez em que receberem seus "canudos",em que tiverem suas vitórias, dando seus próprios passos.




                      "Como flechas nas mãos do valente assim são os filhos"
                                     Salmo 127:4


                       (ou seja,chegam mais longe do que chegamos,atingem 
                        além daquilo o que atingimos)

Comentários

  1. Flá, suas histórias refrescam minhas memórias!Que saudade desse tempo...lembro-me direitinho do primeiro dia de aula dos meus dois tesouros, que hoje seguem já encaminhados em suas profissões!...É..viver cada passo, um de cada vez...porque, como diz nossa irmã mais velha, todos têm seus encantos!
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Como é bom ler suas histórias, essa em especial, pois minha Manu vai começar na escola no meio do ano e eu já estou me derretendo em lágrimas, mais eu sei que ela vai adorar !!!É, a minha flechinha vai começar seu voo...
    bjs bjs
    Dani

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO