COVID BEBÊS








Em tempos de COVID, mais um dia no hospital.
Várias suspeitas de COVID,nenhum ainda confirmado na minha pediatria.
Essa semana atendi T.S.A.,6 meses, que veio transferido para uma UPA onde trabalho, a qual virou referência de COVID.
Ao chegar á UPA, encontrei toda a equipe tensa e com equipamentos de proteção individual,aguardando um bebê que estava sendo encaminhado para nós.
 O bebê ainda não havia chegado e viria transferido de uma UBS da região. Coloquei todo meu equipamento de proteção individual e aguardei a chegada do pequeno que logo chegou, trazido pelo SAMU em uso de oxigênio em bom estado geral , reativo e sorridente ao contato.
A história era bem típica de uma bronquiolite: coriza clara dois dias antes,que evoluiu com febre baixa e desconforto respiratório,no caso do meu paciente,era bem leve,além  de tosse .
A quadro não se assemelhava a algo não corriqueiro em pediatria nem tampouco apresentava sinais de gravidade,o que reforçou minha hipótese se uma bronquiolite e tomadas as devidos precauções, solicitei a pesquisa do vírus mais comum da bronquiolite, o vírus sincicial respiratório.Em algumas horas,diagnóstico confirmado.
Ainda que em tempos de novas cepas virais,não podemos esquecer que em
todos os anos,nesta época de outono, temos muitos casos de bronquiolite e síndromes gripais por vírus influenza, parainfluenza, virus sincicial respiratório, rinovirus, adenovirus,dentre outros menos comuns e este ano não será diferente.
Embora em síndromes gripais devemos pensar na possibilidade do coronavirus, estes antigos vilõezinhos do outono e do inverno, com o qual já sabemos lidar não podem ser desconsiderados.
Em relação ao COVID 19,tudo ainda novo para nós e o que temos de dados ainda são baseados em trabalhos recentes que temos recebido de outros países que já vivenciaram tudo um pouco antes de nós. O Coronavirus já existe há muito tempo ,mas esta cepa ainda é nova para todos .
Espero que tenhamos pouca  história para contar  e aguardo o momento em que  virus seja mais um com o qual saberemos lidar ,que nos traga experiência, criação de vacina e tratamento real .
E que Deus proteja nossos pacientes, sejam adultos idosos e crianças!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO