CRIANÇAS E ANIMAIS

  Normalmente surgem muitas dúvidas em relação a criar crianças e animais sob o mesmo teto e existem inúmeras opiniões a respeito.Algumas opiniões a favor outras contra.
  Eu,particularmente posso dizer que fui criada com animais por toda a minha vida e isso nunca me trouxe problemas ou doenças,pelo contrário,trouxe muitos benefícios e um grande amor pelos animais.
  Vale lembrar que estou falando de animais bem cuidados,além de eu nunca ter tido qualquer tipo de alergia específica a animais.
  Ter bichinhos de estimação pode ser extremamente benéfico a uma criança,pois o convívio pode melhorar o estresse,além de começar desde cedo a criar responsabilidade às crianças que aprendem a cuidar de um ser.O bichinho pode ser uma companhia e fazer a criança mais afetuosa.
  É necessário,porém que o animal seja muito bem cuidado,tomando banho frequentemente,tendo suas unhas cortadas,sendo vermifugado e vacinado anualmente e para isso é preciso que sejam levados sempre ao veterinário.  
 O local onde o animal fica deve ser higienizado diariamente,sendo feita a troca de água,alimentos e da areia que utilizam para suas necessidades diárias,retirando diariamente os excrementos de preferência com luvas descartáveis.Lavar sempre as mãos após contato com animais,principalmente antes de refeições.
  Um animal mal cuidado pode transmitir inúmeras doenças como verminoses,micoses,sarna,doenças pela arranhadura,além de doenças secundárias a pulgas e carrapatos,o que prejudica além dos animais os seus contactantes.
  Quanto à alergia aos animais, pode ser suspeitada quando a criança apresenta reações mediante o contato com o animal,mas deve ser confirmada através de exames que podem ser realizados em consultório médico especializado ou laboratório de análises clínicas sob solicitação médica,detectando a presença de anticorpos contra proteínas específicas da pele ou da saliva do animal,pois muitas vezes a alergia ao pó pode ser confundida com alergia ao animal,pois o pó contido no pêlo de um animal que não é levado ao banho periodicamente,pode desencadear uma crise  alérgica como asma, rinite ou outras reações dando a falsa impressão de alergia ao animal.
  Muitas pessoas abandonam seus animais quando nasce um bebê,na maioria das vezes sem qualquer motivo ou necessidade para tal,aumentando o número de animais abandonados nas ruas e suas respectivas doenças,as zoonoses.Este abandono caracteriza a "posse irresponsável",que é crime.E na tentativa de ajudar,os pais acabam privando a criança de ter um grande "amigo bicho" em sua vida.E a questão ocorre por pura desinformação.
  Quando eu esperava a Rafaela,fiquei em repouso durante toda a gestação e o Poko,nosso gato ficou muito apegado a mim.Apesar de ele ser muito bem cuidado,vacinado,vermifugado,limpo e não sair de casa,quem ficou na ocasião responsável pelos cuidados de sua higiene  foi o Welson,meu marido.
  Surgiram muitas dúvidas sobre como ele aceitaria  mais um membro na casa,alguém tão estranho para ele,chegando e dominando o pedaço,o novo centro das atenções(ele já vinha "reinando" na casa há oito anos).Na verdade não era tão estranho assim.Creio que ele já sentia a presença dela em mim.Não sei se os batimentos cardíacos,o barulho do líquido amniótico,meu novo cheiro...O Dr.Carlyle,veterinário do Poko disse que ele já sabia sobre ela(ou algo semelhante),antes mesmo de ela nascer.
  E fomos aos poucos acostumando-o aos novos objetos, roupas de bebê,fraldas e deixamos ainda que ele explorasse todos os cantos do cômodo da casa que fora "invadido" por móveis e decoração bem diferentes dos quais ele estava acostumado a ver.
  Quando chegamos com ela da maternidade,deixamos ele chegar perto dela e cheirar seu pezinho,para que sua curiosidade não fosse despertada de outra forma.Ele a aceitou muito bem,da forma como ninguém esperava.Percebi que no começo ele sentiu um pouco pelo fato de eu não ser mais só dele,porém incrivelmente ele aprendeu a "me dividir" com mais alguém.
  Hoje um respeita o espaço do outro.Ensinamos desde cedo a Rafaela a não usar de brincadeiras bruscas com ele e fazer apenas carinho,e na hora certa.
  Ela ama quando a chamo para dar comida para ele e ela coloca a ração no pratinho dele com o copinho(sob supervisão minha é claro,pois fica interessadíssima naquele cheiro diferente que a ração tem).
  Ele,por sua vez,aprendeu que pode vir ao meu colo após ela dormir e assim,ambos convivem em plena harmonia,e o melhor:o Poko perdeu o medo de crianças que ele tanto tinha antes.E melhor ainda:ela não é alérgica a animais.
  Tudo o que Deus faz é perfeito!!!
  
  


  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO