ACIDENTES NA INFÂNCIA

  Acidentes são uma importante causa de mortalidade e invalidez na infância e na adolescência,sendo cada vez mais frequentes.


 Os tipos de acidente variam com a idade da criança:


    Recém-nascido:totalmente dependente do adulto,portanto o risco é de quedas(carrinho,colo,trocador,berço) queimaduras(cigarro,banho,leite ou chá quente),afogamento(banheirinha),sufocação,engasgo alimentar,síndrome da morte súbito do lactente.
    Primeiro ano de vida:é um pequeno explorador.Os riscos são os já citados, além de OVACE(Obstrução de vias aéreas por corpo estranho),choques elétrico, ingestão de objetos estranhos.Incidência mais alta da síndrome da morte súbita do lactente.
    De um a três anos:grande energia,porém sem compreensão do perigo.Brincam muito,correm,tendo então acidentes mais frequentes e mais graves.Os afogamentos passam a incidir também em piscinas,lagos,tanques e baldes.Começa aumentar a frequência de atropelamentos,picadas e mordeduras,quedas,intoxicações e queimaduras.
    De três a sete anos:Grande curiosidade,com pouca capacidade ainda para prever riscos.Acrescenta-se às causas já citadas, trauma por patins,bicicleta,acidentes em parquinhos de praças e escolas.
    De sete a dez anos:têm mais noção de segurança,mas desafiam regras.Estão mais sujeitos a atropelamento, queda,lacerações, agressões e impactos contra pessoas e objetos.
    Adolescentes de dez a quatorze anos:maior força física,maior coordenação,porém inconsequentes.Querem mostrar suas "habilidades".Maior risco de traumas(esporte e trânsito),queimaduras,afogamentos,vícios(fumo,
àlcool e drogas).


    Fonte:*cartilha de acidentes infantis Dra.Renata Waksman
             *S.A.V.P.(American Heart Association)


  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO