ESCOLHENDO A ESCOLA

Chegou a hora de matricular o filho na escola... Um momento que exige muito cuidado, reflexão e parceria. Nesta hora, tomar alguns cuidados básicos pode ser de suma importância na escolha da instituição que seja mais adequada para cada criança.
Antes de iniciar a visita às escolas, a família deve fazer uma auto-avaliação de seus valores e princípios, definindo quais valores a escola escolhida deverá passar para seu filho. Deve ainda organizar seu orçamento e seu tempo a fim de possibilitar uma educação de qualidade sem maiores transtornos. Não esquecer ainda que a localização deve ser estratégica para os pais e/ou avós. Uma dica importante é reunir o máximo de informações possíveis sobre a escola, visitando o site e conversando com pais que já tenham seus filhos matriculados. Quando for conhecer a escola, é importante analisar a estrutura da instituição, sabendo que existem espaços construídos para serem escolas e espaços adaptados. No primeiro caso, o espaço poderá ser mais adequado para as crianças, com salas mais amplas, melhor ventilação e iluminação. No entanto, existem casas adaptadas que também estão de acordo com a legislação, só é preciso estar atento. Em ambos os casos, deve-se observar se existem escadas e se há risco para os pequenos, lembrando que devem necessariamente ter corrimão e piso ou fitas anti derrapante. Todas as janelas devem ter telas protetoras. É importante ainda que a escola tenha Alvará de Funcionamento, Licença Sanitária e Autorização de Funcionamento expedidos pela Prefeitura.
Outro ponto importante é conhecer os profissionais que atuam na escola. É necessário  
que os professores tenham a formação exigida por lei, até mesmo nas turmas de berçário e a orientação pedagógica para todos os professores, feita por um profissional, é imprescindível. Para o berçário é necessário observar ainda se as crianças terão material suficiente e adequado para estímulo e brincadeiras – sempre sob a supervisão de um adulto – não ficando todo o tempo no carrinho; se o espaço onde a criança permanece é iluminado, ventilado e higienizado; se as mamadeiras e alimentos são acondicionados sob refrigeração; se os objetos de uso do bebê são esterilizados; se os berços e roupas de cama são individuais, etc.
A linha pedagógica utilizada pela escola é de suma importância e saber qual sua concepção de ensino deve ser uma prioridade, mesmo para pais leigos, pois ela deve ir ao encontro daquilo que os pais esperam para a educação do seu filho. Se você não quer que seu filho seja alfabetizado aos 4 anos, certifique-se que o método que a escola utiliza não caminhe para isso. Para não ter erro, entre na escola, pergunte, observe e converse muito. Tente entender a rotina da escola, pois isso ajudará a visualizar como a educação acontece. 


Os pais têm direito de falar com o diretor, o coordenador, os funcionários em geral, andar pela escola e observar os espaços, pois estes sempre falam muito da concepção da escola. Se a abertura for limitada demais, pode haver alguma coisa errada. Quanto mais informação, mais os pais ficarão tranqüilos e poderão cobrar, caso algo não esteja de acordo com o que foi combinado.
Mais do que conhecer a linha pedagógica adotada pela escola, deve-se ter uma noção dos projetos que lá acontecem, pois eles são os princípios que vão nortear todas as práticas na escola, desde a priorização da alfabetização ou não, até o tipo de brincadeira a ser estimulada, permeando a forma como os espaços interno e externo são organizados. Em muitos casos, a escola trabalha sob a influência de mais de uma linha, o que não significa um problema. O importante é que a escola tenha um projeto pedagógico, uma linha a seguir e que haja um acompanhamento pedagógico sistemático.

É importante observar se existe na escola um espaço para brincadeira, seja ela simbólica, livre ou dirigida. Na educação infantil ela deve ser priorizada e é preciso garantir que não aconteçam exercícios de coordenação motora, por exemplo, em detrimento à brincadeira. O espaço sempre deve ser organizado de forma a proporcionar à criança o brincar, com segurança e autonomia. Os brinquedos devem ser adequados à faixa etária e estar acessíveis para a criança escolher. O mesmo deve acontecer na sala de aula com os materiais de uso pessoal e brinquedos pedagógicos. Ter a opção de escolha é imprescindível na educação infantil e esta deve ocorrer sempre com supervisão e de forma gradativa.
 
          A escola deve ter uma área iluminada, ventilada, gostosa, que deixe a criança estimulada. Observe as cores das paredes, se tem área verde, etc. Você precisa checar se o local é seguro e se seu filho poderá se virar bem sozinho. Observar se a escola tem equipamentos (televisão, aparelho de som, DVD) e se sabem dosar o seu uso. Se tem livros acessíveis aos alunos, se trabalha apenas com datas comemorativas ou trabalha Artes de uma forma mais prazerosa, se faz passeios e visitas culturais e se dá importância a questões ambientais. Isso é de suma importância. Se o lanche for oferecido pela escola, peça para ver o cardápio, que deverá de preferência ter sido pensado por nutricionista.  

Mesmo que ainda não saiba falar, a criança pode demonstrar se gosta ou não da escola. Dependerá do jeito como ele entra e sai, do quanto ela ficará bem nela, do quanto é acolhida por todos os funcionários. Os pais podem ajudar a criança a interpretar seus sentimentos e perceber se estão felizes. É preciso estar sempre atento.

Texto escrito pela minha irmã Maria Cristina B.de Borthole Pieroni,pedagoga.
                                                    

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