ROSÉOLA

  Existe um grupo de doenças na infância que denominamos de "Exantemáticas",que engloba doenças como sarampo, rubéola, varicela (catapora),dentre outras,havendo uma delas,relativamente comum e muitas vezes ignorada.É a doença chamada na pediatria de "Exantema súbito" e popularmente de"Roséola".
  É uma doença típica do primeiro ano de vida,podendo ocorrer ainda até os dois anos de idade.É causada por um vírus da espécie do Herpesvírus que pode ser transmitido pela boca de um adulto que carrega o vírus sem ter a doença.
  A história é típica:A criança apresenta dois ou três dias de febre, às vezes acompanhada de irritabilidade e/ou sintomas de resfriado;ou ainda sem qualquer outro sintoma associado.Após isso,a febre desaparece e subitamente aparece o exantema(daí o nome): bolinhas vermelhas pela pele algumas planas,outras sobrelevadas.A doença é auto-limitada e benigna,não necessitando uso de medicamentos,exceto para combater sintomas,se necessário.
O diagnóstico é clínico não havendo necessidade de exames laboratoriais para a confirmação.
  Acontece que na semana passada,estando eu de plantão em um hospital bem conceituado da rede privada aqui na região,atendi dois casos de exantema súbito, ambos com a história bem típica que escrevi acima.
  Ambos haviam passado dias antes em seus respectivos pediatras,que tiveram condutas exemplares,ao lidarem muito bem com a ansiedade esperada de uma mãe cujo filho tem febre e a causa desta não é encontrada.Prescreveram apenas sintomáticos e orientaram procurar serviço médico novamente, se necessário.
  E eles voltaram...todo "empipocados" e já sem febre.Uma das mães me relatou que recebeu orientações de familiares para procurar outro pediatra,pois "Que médico seria esse que não acha o que a criança tem?"(não é fácil,né?)
A mãe foi firme e a confiança que teve em seu pediatra foi fundamental.Eu a parabenizei e comentei que seu pediatra agira corretamente.(mesmo eu não o conhecendo).
  A outra mãe,trouxe seu bebê acompanhado também da avó e ambas confiaram em seu pediatra que corretamente as fez aguardar um possível diagnóstico,o qual apareceu três dias depois.
  Ambos bebês livraram-se de tomar antibiótico sem necessidade,pois às vezes,crianças nesta situação "ganham" um antibiótico ao passar em outro médico que preferem medicar a esperar.Acontece que após o antibiótico,caso seja um exantema súbito, aparecem as manchas na pele,surgindo muitas vezes um diagnóstico errôneo de  alergia medicamentosa.A criança passará então a ser considerada alérgica ao medicamento usado,o qual acabará por não usar quando  realmente  for necessário.
  Nessa altura fica difícil ao próximo pediatra que avalia o caso,apostar numa alergia medicamentosa ou num exantema viral,uma vez que não há exames laboratoriais para comprovar alergia medicamentosa e não se faz de rotina o isolamento do vírus do exantema súbito no sangue.
  Cabe aí um alerta,lembrando que uma febre em nossos filhos,sem origem aparente é uma situação cruel,mas a confiança no seu pediatra nessa hora é tudo.
  
  




  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO