CORTE NA BOCA

  Aconteceu...
  Há mais ou menos dois dias,eu estava pensando em escrever algo sobre acidentes na infância,por tratar-se de um tema bem importante e que sempre deve ser lembrado.Tenho uma certa experiência com o assunto por trabalhar já há alguns anos com criança,vários deles em P.S. e também trabalhar no SAMU desde 2004.Já ministrei aulas sobre este assunto para mães e alunos de Medicina e o assunto sempre foi um tanto quanto familiar para mim.Ao pensar em escrever,porém,minha intenção era escrever apenas sobre a teoria e a prática médica,uma vez que não tinha,até ontem,nenhuma experiência como mãe para contar.
  Infelizmente até ontem...
  No segundo dia das crianças da vida da Rafaela,tudo corria bem.Brincou a tarde toda com os priminhos Guilherme e Arthur,ganhou presentes,comeu bem,passeou bastante até que finalizamos o dia na casa dos avós paternos.Não diferente do dia todo, brincava alegre sob os olhares de todos, quando escorregou e bateu a boca próximo a uma porta de vidro e quando a peguei do chão notei um sangramento importante escorrendo de sua boca.A médica presente na cena(eu) simplesmente "desabou".O pai,dentista,super acostumado a ver sangue e sempre seguro e centrado,uma pessoa que posso chamar de estável e equilibrado teve uma reação que eu jamais esperaria.O homem com quem estou há quase quinze anos,nunca antes demonstrara reação semelhante:Olhou para a menina e começou a gritar com as mãos na cabeça"AAAAAAHHHHHH...MEU DEUS!!!!"
  A avó foi buscar tufos de algodão limpo para estancar e limpar o ferimento.O pai,após ver que o vidro não havia quebrado,retomou as forças e foi buscar uma toalha limpa.O avô,já cardiopata(safenado) foi enviado à cozinha para fazer chá para acalmar todos(rs) e o tio,também dentista, foi o escolhido e na hora o mais estável,para examinar a boca da criança e avaliar "o estrago".Eu,em lágrimas solicitava para que ele olhasse seus dentes e avaliasse a necessidade ou não de sutura(pontos) ao mesmo tempo em que comprimia o local para parar o sangrameto.
  A boca é um local muito vascularizado e que sangra muito quando sofre um corte,mesmo se  pequeno ,mas quem disse que eu lembrava isso na hora em que vi o sangue da Rafaela???
  O corte era minúsculo,uns 2 milímetros,no máximo,mas que sangrou muito, sangrou.O fato de termos alguns profissionais de saúde na cena,ajudou a evitar uma ida desnecessária ao Pronto Socorro.Nessas horas,sempre é importante haver quem mantenha a calma,pois se todos sucumbem à emoção ninguém consegue agir.Descobri que para a mãe e o pai,nessa hora não é fácil,mesmo que estejam acostumadíssimos a ver sangue.
  Entendi o porquê de alguns pais chegarem com seus filhos à emergência com toalhas ou panos em seus ferimentos apavorados sem nem ao menos terem conseguido avaliar a dimensão da lesão.Pais são pais e este amor que brota em nós quando temos nossos filhos é uma coisa que até dói.
  Graças a Deus tudo terminou bem,sem necessidade de pontos.E não bastasse, poucos minutos após o trauma,a Rafaela já estava na folia de novo.
Só ela, pois nós demoramos  muito a retomar nosso estado normal e abaixar a descarga de adrenalina.
  O meu próximo "capítulo" neste Blog então será sobre acidentes.Agora sim.
  


  



Comentários

  1. Quando li esse texto ri, óbvio! Mas, o fato que julgamos as pessoas quando estamos fora da situação, e por mais banais que sejam as queixas, para quem está envolvido é relevante.

    ResponderExcluir
  2. Crianças são imprevisíveis, assim como nossas ações, ou até mesmo a falta delas em certos casos. As vezes emoção faz com que façamos coisas que em um momento de total lucidez com certeza não faríamos.

    ResponderExcluir
  3. Oi sei que faz um tempo ja este poste mas estou buscando algumas historias que possam me ajuda entao meu filho tem 1 ano e 4 meses e em uma das suas manhas ele se jogou no chao e bateu a boca no sofa ao som da batida me assustei quando peguei ele no colo ele estava com muito sangue na boca imediatamente levei ele para o tanque aonde lavei a boca dele e vi que tinha machucado apenas o labio de baicho na parte de dentro lavei e estanquei o sangue apos alguns min. Em fim passou alguns min. E meu baby ja estava ativo de novo o labio dele nao inchou muito e ele nao demosntra dor pois esta comendo e mamndo normalmente porem eu ainda estou em choque pois quando eu olho o local esta meio que amarelado como se fosse uma afta e nao sei se devo procurar um medico gracas a Deus nao houve corte fundo foi os dois dentinhos dele que corto e est a marca queria saber se é normal a pele fica assim ....

    ResponderExcluir
  4. Olá.. Com meu filho foi pior.. Ele caiu e bateu com a carinha no chão.. Quando o levantamos víamos muito sangue.. Quando nos apercebemos ele tinha um corte grande na língua.. Teve que ser suturado na língua.. Foi horrível ver tudo aquilo ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu me fala uma coisa, meu filho também fez sutura porém caiu no outro dia e está aberto de novo, aconteceu isso com você?

      Excluir
  5. Meu filho caiu e cortou a boca do lado de dentro o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  6. Meu bebê caiu do carrinho cortou a boca e inchou pra hora oque devo faser estou apavorada?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite
    Estarei retomando agora no mês de outubro a realização de postagens neste blog devido a muitas pessoas estarem me incentivando e pedindo para eu escrever.
    Na verdade todos os comentários acima postados em diferentes épocas, foram vistas por mim,(acreditem)apenas hoje!!!
    Dando uma aula para meus alunos da faculdade hoje sobre desidratação,comentei sobre algumas angústias de uma mãe médica e quando eu disse que havia publicado algumas delas em meu blog,os alunos ficaram surpresos como eu poderia ter um blog "abandonado"...risos
    Não foi a primeira vez em que "puxaram minha orelha"por eu ter um blog e não escrever nele.
    Baseado nisso, resolvi retomá-lo.Afinal tenho assunto todos os dias ,mas nem sempre tenho tempo de escrever.
    Tentarei dar orientações gerais sobre alguns assuntos ,mas preciso deixar claro que segundo o artigo 37 do capítulo V do código de ética médica publicado em 27/09/2018 não me É permitido passar tratamento sem examinar o paciente,assim como consultar ,diagnosticar e prescrever por qualquer meio de comunicação em massa.
    Farei minha primeira nova postagem amanhã e espero poder ajudar as pessoas com minhas experiências e algumas orientações.
    Até

    ResponderExcluir
  8. Meu filho caiu cortou parte lábial aquela parte mucosa chama n boca cortou bastante ....será que ela se fecha sozia ferida cola de volta lábio???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO