EDUCAR DESDE CEDO

  Já estou percebendo bem cedo que educar não é fácil.
 Desde pequenas,as crianças testam os nossos limites para ver até onde chegamos.Crianças precisam de regras e limites desde pequeninas,o que devemos fazer com muito amor,nunca com ira ou descontando nosso estresse do dia-a-dia.
  É natural do ser humano não gostar de ser contrariado e uma criança pequena já começa demonstrar esses sinais,manifestando as crises de birra,pois não conseguem lidar com a frustração.Mas é cedo que devemos começar ensinar que na vida nem tudo é "sim",pois já começam a entender que podem nos manipular com seus choros e suas expressões de indignação.E é preciso muita firmeza para  não ceder e sempre buscar um consenso entre pai e mãe quando o "não" é expressado,caso contrário a autoridade de quem corrige é nula.Deve-se ainda tomar cuidado para não ser extremamente rígido ou tratar a criança como se tivesse o entendimento de um adulto,devemos dar exemplo e mostrar a atitude certa.
  A primeira vez que fomos corrigir a Rafaela,ela tinha ainda um ano e pouquinho de idade e ao mexer em um equipamento eletrônico,ouviu vários "nãos" de seu pai e continuou insistindo,desafiando até que ele resolveu dizer um não mais alto e retirar a mãozinha dela do local(essa idade entende o que mostramos como exemplo e não o que falamos).Foi quando então ela começou a chorar sentida e esticou os bracinhos para eu pegá-la.O meu coração partiu em milhões de pedaços,mas se eu cedesse tiraria a autoridade do pai.Com muita dificuldade,olhei firme para ela e disse que o papai o fez por amá-la e que a amava muito também.Sei que ela não entendeu bem minhas palavras,mas entendeu minha expressão.Pedi então que ele ficasse ao lado dela,explicasse e na hora certa a abraçasse e ele o fez.Acho que fizemos o certo e tudo acabou bem,mas confesso que achei bem difícil lidar com isso pela primeira vez...agora estou mais acostumada,aprendendo a ser mais dura sempre com amor.
  





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO