RECLAMAR DA VIDA

  Cada dia tenho mais certeza de que nesta vida temos muitos motivos para agradecer...
  No meu dia-a-dia vejo muita coisa triste.Médico precisa ter uma estrutura emocional reforçada para aguentar tudo o que vê e ouve o dia todo.Nosso trabalho é relacionado à dor das pessoas,seus problemas,seus anseios e , vale lembrar que o médico não é um "deus do Olimpo".Somos humanos.Frágeis e sujeitos a chorar como qualquer outra pessoa.
  Uma vez ouvi uma paciente perguntar, ao saber que sua médica estava doente, se médico também ficava doente!!! Pode???
  A nossa diferença é que somos obrigados a colocar uma carapaça para não nos envolvermos emocionalmente com nossos doentes.É difícil???Ás vezes quase impossível.Mas se não inserirmos em nosso emocional um botão "liga-desliga" ficamos malucos.
  Já aconteceu inúmeras vezes de eu chorar com paciente,com a família e  também de trazer problemas pra casa.Ultimamente, tenho tentado todas as vezes em que tenho um dia atribulado,chegar em casa e não pensar mais em tudo o que vi.É por isso muita gente  fala que médico é frio.Acho que nunca podemos ser como aquela médica que descrevi na Postagem "GRAVIDEZ -HEMORRAGIA" ,pois aquilo foi exemplo claro de falta de amor ao ser humano e à arte chamada Medicina,mas por outro lado há situações em que temos que ser o mais forte da cena,ou pelo menos aparentar,uma vez que o médico quase sempre (nem sempre,ok?) é aquele que vai ter a resposta e se ele desaba junto à família quem sobra???
  Tive uma semana bem difícil deparei-me com problemas dos mais variados.Atendi uma criança cujo pai ao ver o filho convulsionar,teve uma reação idêntica à que o Welson teve quando a Rafaelinha cortou a boca(vide Postagem "CORTE NA BOCA").Tomei as dores da família e abracei o caso para resolver até o final.Atendi ainda um pai com uma filha autista cuja mãe abandonou,passando a ser cuidada exclusivamente por ele, o qual se divide entre seu trabalho e os cuidados da menina.Soube de uma criança de três anos(não fui eu quem atendi)que deu entrada num P.S. da cidade um dia desta semana já em óbito pois pendurou-se num aparelho de TV que caiu sobre ela e foi fatal.Outro pequeno que morreu num Centro Cirúrgico por reação à anestesia.Fora inúmeros outros casos e problemas.
  Tomo tudo isso como experiência,como lição.Chego em casa e faço orações pelos meus pacientes,pelas suas famílias e por esses outros que ouço nos relatos de outros colegas,mas nem cheguei a conhecer.Tento não ficar pensando.
  Compartilho, como estou fazendo agora e aproveito para agradecer a Deus por tudo,pois às vezes reclamamos da vida por querer isso ou aquilo,por ter ou não ter algo, esquecendo de que a cada dia recebemos inúmeros livramentos de coisas que nem imaginamos(acidentes,doenças,etc).Esquecemos que o tempo todo os anjos de Deus estão trabalhando,a nosso favor e também para os que estão enfrentando problemas piores que os nossos.
  Obrigada Deus por esta semana,mesmo que tenha sido muito corrida! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVERTIDAMENTE

DECORAÇÃO RAPUNZEL

VÔMITOS EM JATO